sexta-feira, 11 de maio de 2012

Compra de seguidores


Autoria na própria imagem


A Bia do Jubiart levantou este tema e acho que é muito cabível. Acho que foi na Revista Veja da semana passada que saiu uma reportagem sobre compra de seguidores para sites ou blogs. Isto já não é tão raro no twitter e no Facebook, pois celebs compram seguidores para dar uma falsa ilusão de popularidade.
A primeira lida isto pode ser de uma bobagem sem tamanho, mas se você pensar que um site ou um blog pode ser um negócio rentável vai ver que não é tão absurdo assim.

Quando é que um blog virá bom de negócio? Pelas minhas andanças aqui na net, e pelos muitos e-mails que tenho recebido com propostas de negócios (a maioria são de propostas indecentes), estou aprendendo que um blog começa a ser visto como bom de comércio depois que ele atinge 50.000 ou mais visualizações de páginas por mês, pois um blog deste tamanho é considerado, pelas empresas, como um blog de porte médio (é o caso do Gostodisto!). Blogs maiores normalmente são encontrados em portais da internet, como o Hoje Vou Assim (está na UOL), o Dia de Beauté (está na Vogue) e fica caro anunciar neles, então os blogs de porte médio são muito visados pelas empresas.

Uma empresa tem como ver o número de páginas acessadas em seu blog por mês, pois
existem programas on line, pagos ou não, para isto, mas normalmente a empresa primeiro visualiza o número de seguidores para ter noção do número de páginas visitadas por mês, pois este número de páginas é que vai determinar se o anúncio que ela vai colocar no seu blog vai ser visualizado ou não por um bom número de pessoas. Diante de um número de seguidores alto, ela entra em contato com o dono do blog para ver se é viável fechar negócio ou não. O que vai determinar a assinatura de um contrato ou não é o número de páginas visitadas e não o número de seguidores. Existem blogs que menos de 2000 seguidores que tem de 4000 a 6000 visitas por dia, enquanto existem outros com mais de 9000 seguidores (eu vi este blog, pois visitei o midiakit quando queria montar o meu) com 1100 visitas por dia. O primeiro blog é um blog de porte médio, mesmo tendo menos de 2000 seguidores, enquanto o segundo é um blog pequeno, embora tenha mais de 9000 seguidores.

Diferença entre número de visitantes e páginas vistas por mês: Para você ter uma idéia,
interessa mais o número de páginas vista por mês, do que o número de visitantes por mês, pois um visitante pode entrar em um blog e sair rapidamente, achar que o blog não é aquilo que ele está procurando, mas se um visitante entra no blog e começa a passear por ele, visitando várias páginas, é sinal de que está gostando do que está vendo, e este tempo de permanência dá visibilidade a um anúncio.
Seguidores podem impressionar bem às blogueiras novatas e aos visitantes, mas uma
blogueira experiente, ou as empresas, não levam em consideração este número alto em um blog.

Para ficar bem fácil de entender, o número de seguidores é o cartão de visita de seu blog, ele vai impressionar em uma primeira visita, mas ninguém contrata um médico, um advogado, ou mesmo o espaço de publicidade em uma revista, pelo cartão de visita! Você precisa ter substância em seu blog para que ele valha à pena comercialmente, ele precisa ser freqüentado e bem frequentado.

Quem compra seguidores fictícios, faz isto pensando em valorizar o seu blog ou site, faz um negócio desse acreditando que vai tornar o seu site mais viável comercialmente, mas está sendo iludido, pois as boas empresas não são bobinhas! Elas não fecham contratos pelos seguidores que você tem no blog, mas sim pela penetração que o seu blog tem no mundo virtual. Portanto, não se iluda com este tipo de compra e venda!

Espero não ter sido muito técnica neste post, mas acho que é um assunto bem atual e que vale a pena ser abordado. Eu continuo aceitando sugestões...
-----------------------------------------------------------------------------------

Esse interesse por páginas visitadas eu posso confirmar que é verdade.
Tenho um blog de crochê, que há alguns anos, eu recebi proposta de anúncio no meu blog, pois ele era
sei lá o quê, que eu não lembro, rsrss

Mas como existe muito golpe pela internet, e esse tipo de prática, eu desconhecia, eu não aceitei.
Fiquei com medo de ter meu computador invadido e até perder o blog.
E fora que eu tinha que dar o número de uma conta corrente.
Agora existe o adsense.

# FICA A DICA