sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da Árvore


Bom dia bom dia!!
Hoje o dia está excelente, fresquinho e com uma chuva de molhar bobo! rss
Essa lina e majestosa árvore eu tirei numa fazenda em serra negra

Sabe identificar a idade de uma árvore?
Não? agora já sabe, rss

Seu tronco conta sua história e da região onde foi plantada
Você já viu os círculos que existem dentro de um tronco de árvore, não viu?
Esses círculos, também chamados de anéis de crescimento, determinam a idade de uma árvore. Cada um deles corresponde a um ano de vida daquele exemplar.
Esse método de reconhecimento é chamado também de dendocronologia, palavra de origem grega, dendron, de árvore e kronos de tempo, ou seja, tempo da árvore.
Os anéis são contados de dentro pra fora, a partir do centro do tronco e são diferentes em cada tipo de árvore porém, existe um padrão uniforme para todas as árvores de uma determinada região.
Nas árvores que vivem em regiões de clima temperado esses anéis são fáceis de contar, já nas regiões tropicais, como o Brasil, os anéis se tornam mais difíceis de definir.
Isso ocorre porque o clima tem influência direta na formação desses anéis, então, quanto melhor a condição climática, mais largos serão os anéis.
O aniversário de uma árvore
Diferente da contagem de ano que estamos habituados, o aniversário de uma árvore não se dá a cada 12 meses.
Por sofrer influência direta do clima, o aniversário anual de uma árvore pode mudar conforme a condição climática do período, sendo assim, se o ano for ruim, com poucas chuvas e baixas temperaturas o ano será menor.
Ajudando a ciência
Baseado então, na formação, quantidade e espessura desses anéis, é possível saber como foi o clima em determinado ano da existência da árvore.
Essa técnica foi inventada e desenvolvida nos Estados Unidos, em 1929, pelo pesquisador Andrew Ellicott Douglass, da Universidade do Arizona.